Dentes Sensíveis
Sobre o tratamento
Alimentos não são exatamente a causa, mas alguns deles, em sua constituição, podem contribuir para o aumento da sensibilidade, uma das maiores queixas que nos chegam aos consultórios.
Aquela dor curta e muito aguda, na hora de consumir determinados alimentos ou bebidas, é muito comum entre os pacientes. O contato com algo muito quente ou muito frio intensifica essa sensação.
Porém, fique atento: quando a dor chega, é porque algo já não caminha bem. Ou seja: já houve uma possível corrosão do esmalte ou mesmo uma retração da gengiva, deixando os chamados tubos dentinários mais expostos – são eles quem mais sofrem quando aquele suco geladíssimo ou um chá quentinho provocam a dor.
Estes alimentos podem ter uma participação decisiva no problema, que pode ser causado por traumas na escovação inadequada ou por doença sistêmicas, como o refluxo por exemplo – ele expõe os dentes aos ácidos que estão em nosso estômago. Os itens mais ácidos, com alto pH, podem ser os “vilões” da sensibilidade. O limão não é dos mais “agudos”, mas molhos temperados, como vinagres e ketchup, também podem complicar os sintomas. Maçã e tomate, embora saborosos, também contém um alto índice de acidez. O refrigerante (sempre ele) contribui bastante para a sensibilidade dentária. Mas alguém ganha essa corrida: a cervejinha, acredite! Suco de caixinha, biscoito recheado, bolo com cobertura.
Esses e outros itens adocicados fragilizam o esmalte, abrindo caminho para que a sensibilidade apareça. Portanto, diga “não” ao açúcar sempre que possível.
Quem pressiona os dentes com força durante a higienização precisa mudar esse hábito. O motivo? Ele danifica o esmalte, tornando os dentes vulneráveis à sensibilidade. A ordem é pegar leve na hora da limpeza!
O creme dental abrasivo ajuda (e muito!) a eliminar manchas superficiais dos dentes. Porém, acaba desgastando o esmalte nesse processo, o que pode levar à sensibilidade.
Muitos pacientes acabam não relatando a ocorrência, por acreditarem ser uma passagem sem importância. “Ela atinge uma boa parcela da população e, caso não seja tratada, pode se transformar em uma periodontite ou até gengivite, trazendo ainda mais dores e riscos”.
Devemos avaliar cada situação para indicar o melhor tratamento para a sensibilidade. Pode ser através da laserterapia, produtos dessensibilizantes em sequência aplicados no consultório ou restaurar os colos dos dentes expostos. Muitas vezes há sensibilidade dental indica uma cárie “escondida”. Pastas dentais dessensibilizantes podem ser indicadas apenas em alguns casos.